quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dúvidas frequentes sobre adoção

1. nunca tive gatos. Vou saber cuidar?
gatinhos são animais bastante auto suficientes. Como são muito limpos e silenciosos, não dão muito trabalho. Existem vários livros e sites que ensinam tudo a respeito de cuidados com os bichanos. Procure também um veterinário de confiança: um bom profissional estará sempre pronto a resolver todas as dúvidas. 
 
2. já tenho gatos. Será que vai dar certo?
são raros os casos em que o gato da casa aceita instantaneamente o novo gato, mas existem... Normalmente, no entatanto, o gato da casa vê o novo bichinho como um intruso, e vai reagir para mostrar "quem é que manda". A apresentação deve ser feita aos poucos e delicamente.

3. tenho um cachorro. Será que vai dar certo?
gatos e cães podem aprender a conviver pacificamente, brincarem juntos e até serem amigos. Tudo vai depender do modo com que é feita a adaptação, e da personalidade do cão e do gato.

4. por que o gato não deve ter acesso à rua?
existe a crença de que o gato é um animal que precisa de "espaço e liberdade". Apesar disso, a expectativa de vida de um gato que tem acesso à rua é de cinco anos, sendo que gatos que moram dentro de casa chegam a viver mais de vinte anos. Nas ruas, há o grande perigo de atropelamentos, de maus tratos, de envenenamento, de roubo, de cachorros e de doenças. Geralmente, quem já teve gatos soltos conta que o gato simplesmente "sumiu um dia". Esse "sumiço" foi muito provavelmente uma morte trágica.

5. moro em casa. E se o gato fugir?
antes da chegada do novo gatinho, pense se sua casa está preparada para recebê-lo. Ele vai ter acesso a quintais? Neste caso, se os muros não forem bem altos, deverão ter uma proteção de tela na parte de cima. Outra opção é telar as janelas da casa, e só permitir o acesso a quintais sob supervisão. Todas as pessoas da casa, inclusive os empregados domésticos e as crianças, devem ter consciência que o gato não deve sair, e cooperar para isso. Sim, é possível mantê-los dentro de casa, e bem mais felizes que correndo riscos nas ruas. 

6. moro em apartamento. Tudo bem?
sim, contanto que as janelas (inclusive os vitrôs) sejam telados. Gatos caem por acidente, fato extremamente comum, e não se suicidam, como diz a crença popular.

7. sai caro manter um gato?
ao adquirir qualquer animal, você deve estar consciente que este é um compromisso a ser assumido a longo prazo. O animal deve ser castrado, vacinado anualmente, ser alimentado com ração de boa qualidade (isso poupa gastos com o veterinário, pois mantém o gato saudável). Deve-se também estar preparado para arcar com despesas médicas, que podem surgir, por mais bem cuidado que o animal seja.

8. tenho que castrar?
mesmo que o gato não tenha acesso à rua, é importante castrar porque isto evita doenças sexualmente transmissíveis, aumenta a longevidade, diminui riscos das fêmeas desenvolverem câncer de mama e de útero, além do comportamento mais dócil em ambos os sexos.


9. tenho que vacinar?
sim, pois evita doenças neles mesmos e a propagação para outros gatos.

10. passo muito tempo fora de casa. O gato vai se acostumar?
gatos gostam de companhia, tanto humana quanto felina. Se você fica muito tempo fora de casa, pense em adotar dois gatos. Assim um fará companhia para o outro. Se você só pode adotar um, providencie brinquedos e distrações para que o gatinho tenha o que fazer enquanto você está fora. E ao chegar, dedique algum tempo exclusivamente para ele.

Disponível em: http://www.adoteumgato.com.br/faq.htm 


A última proposta é bem interessante. Se puder, por que não adotar mais de um gatinho? A felicidade é garantida e depois, você vai querer mais!!! =^.^=

 

2 comentários:

  1. boa iniciativa, no entanto, hoje, mais um gato foi abandonado no CCSA (um filhote).

    e lá, com esse, são 10 filhotes.

    ResponderExcluir
  2. É Danilo, infelizmente, a ignorãncia das pessoas atrapalha todo o esforço que fazemos... Se não formos vigilantes nesse sentido, isso nunca acabará. Mas estamos bastante satisfeito, só ontem, conseguimos encaminhar cerca de dez gatinhos e hoje espero que mais possam encontrar um lar!

    ResponderExcluir