domingo, 15 de agosto de 2010

Gatos abandonados na UFPB: De quem é a culpa?

O abandono de animais dentro da UFPB é um grave problema que traz transtornos a toda comunidade acadêmica, e por este motivo não deve deixar de ser discutido. Muitos se dividem entre aqueles que apóiam a permanência dos animais na instituição e entre os que endossam a responsabilidade do poder público para com estes animais, defendendo a retirada imediata destes pelo Centro de Controle de Zoonozes, órgão municipal responsável pelo controle de animais abandonados.
Mas, afinal, como estes animais chegaram ao campus? Essa pergunta facilmente encontrará resposta se procurarmos, na esmagadora maioria das vezes entre professores, alunos e funcionários desta instituição, pessoas que abandonaram seus animais ou até mesmo crias indesejáveis destes.
Devemos culpar os animais por um problema que nós mesmos causamos? Pois mesmo que jamais tenhamos abandonado animais dentro da instituição, quantas vezes somos irresponsáveis com os animais que temos nas nossas casas, deixando que procriem desenfreadamente, tenham acesso à rua, etc.? Quantas vezes presenciamos alguém abandonando seus animais e o denunciamos? Quantas vezes compramos animais e deixamos que procriem, para alimentar um comércio, enquanto milhares morrem abandonados?
É primordial refletirmos sobre a nossa conduta enquanto seres humanos, antes de nos voltarmos contra qualquer outro ser que, ironicamente, definimos por “irracional”.
Atos de abuso e crueldade contra animais eram apenas infrações. Com a LEI n. 9.605, de 12/02/1998, regulamentada pelo Decreto n. 3.179/99, tais atos passaram a ser crimes. Esta Lei dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio a mbiente e dá ouras providencias.

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus–tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos;

Esta lei também inclui abandono de animais, portanto, quem for pego abandonando animais dentro da UFPB, estará cometendo um crime federal dentro de uma instituição federal.

A melhor maneira de ajudar um animal abandonado é o adotando. Se não puder fazê-lo, divulgue para a maior quantidade de pessoas possível, e nos ajude a salvar vidas!!!

Se você não tem tempo ou paciência para criar um filhote, que é mais brincalhão e exige mais cuidados, adote um animal adulto. Você já saberá que personalidade ele tem e poderá escolher um que se encaixe com o seu perfil. Animais adultos também são muito gratos e fazem de tudo para agradar. Eles querem agradecer a chance de um lar, depois de tanto tempo de sofrimento e uma vidinha injusta.

Jamais esqueça que os animais abandonados são responsabilidade de todos nós. Os seres humanos os domesticaram e os trouxeram ao seu convívio.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer ( Nobel da Paz - 1952)


4 comentários:

  1. òtima iniciativa, estou divulgando no meu blog, espero ajudar!!!!
    http://vendasoportunidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ajeeeeeeeeee uma coisaaaaaaaaaaaaaaaa muito muito boa!!!!!parabem. e muitaaaa sorte to ajudando na dibulgacao.

    ResponderExcluir
  3. gostei vou divulgar no meu blog:

    wwww.fofosecarinhosos.blogspot.com

    ResponderExcluir