domingo, 15 de agosto de 2010

Zoonozes nos gatos


As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa. Muitas pessoas se alarmam com relação a algumas doenças que podem ser transmitidas pelos nossos amigos peludos. Isso acontece devido ao desinteresse de muitas pessoas em buscar informações, preferindo tratar o problema com preconceito.

Abaixo encontra-se listadas algumas zoonozes causadas por estes animais e como preveni-las.

1) Toxoplasmose

A infecção pelo protozoário toxoplasma gondii. Os felídeos são o hospedeiro definitivo, onde se fecha o ciclo de vida do parasita.

Os gatos se tornam infectados após a ingestão de animais caçados, ou de carne crua contendo os trofozoítos. Após a infecção, os gatos excretam oocistos em suas fezes durante uma ou duas semanas. Os oocistos se tornam infectantes em dois ou três dias, e podem sobreviver no ambiente por diversos meses. Portanto, se você limpa a caixa sanitária do seu gato todos os dias e possui hábitos de higiene como lavar bem as mãos, não tem o que temer.
Estudos comprovam que a maior fonte de infecção humana, não é por fezes de gatos, mas sim por ingestão de carne mal passada e verduras mal lavadas (Veterinary Technician, September,1992).

Com cuidados básicos de higiene, não há porque temer estar com seu gato durante a gravidez.

A infecção raramente produz moléstia clínica em seres humanos adultos, a menos que estejam imunocomprometidos. A infecção congênita do feto humano através da transmissão placentária, representa a maior ameaça aos seres humanos. A infecção congênita pode levar a uma grave moléstia por ocasião do nascimento, e as afecções oculares, mais tarde, durante a vida do indivíduo. Alguns cuidados durante a gravidez: ao manusear carnes cruas, verduras ou fezes de animais, convém uso de luvas.
Para prevenir a infecção por Toxoplasma:

*Só coma carne bem passada.
*não dê carne crua para seu gato
*lave bem as mãos após limpar a caixa sanitária do seu gato
*Limpa a caixa sanitária do seu gato todos os dias
*use luvas de borracha se você mexe com terra e plantas.

2)Campilobacteriose e salmonelose

Apesar dos gatos poderem abrigar essas bactérias no intestino, a maior parte dos casos em humanos não ocorre por contato com as suas fezes. De qualquer maneira, os donos de animais devem ter cuidado ao manipular as fezes, e em especial as associadas com diarréia.

3)Dermatomicose

A transmissão direta de microsporum canis de cães e gatos de fato ocorre.
Deve-se lavar bem as mãos, após a manipulação de cão ou gato infectado, e a não permitir que criançass brinquem com os animais, até o término do tratamento do animal.

4)Esporotricose

Doença cutânea e linfática, causada pelo sporothrix schenckii.
Cães, gatos, e seres humanos são suceptíveis à doença, que geralmente está associada a feridas traumáticas, penetrantes. Gatos com esporotricose devem ser manipulados com luvas, até que sejam curados.

5)Raiva

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais silvestres são reservatório primário para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.

"O preconceito é uma opinião não submetida a razão" (Voltaire - Filósofo do séc. XVIII).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário