quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um amigo de qualquer idade

As vantagens de se adotar um animal adulto

Para quem pensa em ter um cão ou um gato, adotar um animal adulto pode ser não uma boa, mas a melhor opção. Por não terem os atributos de um filhote, que tanto seduz e leva muitas vezes a agir por impulso, eles aguardam, durante muito tempo, por uma chance. Mas, a exemplo de outros países como os Estados Unidos, em que muitos estados têm carência de animais para adoção, isso pode mudar.
Dizer que animais adotados já adultos não reconhecem seus adotantes como donos é um preconceito. [...]A timidez dos felinosGatos adultos tendem a ser mais limpos, calmos, educados e obedientes do que os filhotes. Porém, a adaptação a um novo lar pode ser um processo delicado se o animal tiver sido maltratado ou crescido sem muito contato com seres humanos. Segundo Andrea Podolski, responsável pelo Projeto Bicho no Parque, o felino é um animal que não gosta muito de mudanças e demora mais para se acostumar. “Enquanto o cachorro geralmente leva algumas horas, o gato demora alguns dias para a adaptação”, diz ela.
A secretária executiva, Cleiser Jaqueline Lopes, que adotou a gata Ricota, sentiu o desafio dos primeiros dias na pele, com uma gata que havia sofrido maus tratos. “Na primeira semana achei que ela fosse morrer. Ela ficou sete dias escondida debaixo do sofá, sem comer, beber água ou usar a areinha”, revela.
Cleiser pensou em desistir, mas é muito grata por não tê-lo feito, porque depois de alguns dias teria uma grande recompensa: “Deixei-a à vontade e aos poucos ela foi se adaptando ao ambiente. Hoje ela é um doce, super-carinhosa, dorme conosco na cama e faz uma festa quando a gente chega em casa”, festeja a secretária.
A gata Pantone da engenheira Cristiana Parada tinha histórico difícil e foi justamente por isso que sua dona a escolheu. A bichana surpreendeu ao reconhecer o seu novo lar imediatamente. Sua dona, que já tinha dois outros gatos, afirma que Pantone é a mais carinhosa e companheira. “Ela é daquelas que pula no colo, amassa a roupa e pede carinho sempre”, conta.
Em casos mais difíceis, a adaptação pode durar até dois meses e geralmente acontece com animais ariscos, que não tiveram muito contato com seres humanos. Para se ter sucesso na adoção de um gato adulto, Andrea Podolski dá a receita: “O principal é respeitar o espaço e o tempo dele, conseguir segurar a ansiedade de querer tocá-lo e ter sua amizade imediatamente”.
 

Então fica a dica: Quando adotar seu gatinho, mesmo que ele não seja do jeito que você esperava que fosse, saiba respeitar os limites e o espaço dele, o compreende e lhe dê amor, que com certeza você será recompensado!!!


2 comentários:

  1. Passei aqui só pra dizer que comprei uma camisa da campanha. Linda, por sinal! Vou usar de vez em quando, só para lembrar que essa campanha não deve ter fim. Os gatos não perturbam ninguém e já fazem parte do cenário, na UFPB.

    Ainda há tempo para adotar? Sempre é tempo? É só pegar algum deles e levar pra casa? As pessoas me fizeram estas e outras perguntas quando me viram usando a camisa.

    ResponderExcluir
  2. Késia,
    Não há problema em se alguém quiser pegar um gatinho lá na universidade... A diferença é que os que forem adotados durante a feira, serão todos castrados e receberão um acompanhamento. Lembrando que esta foi a primeira, mas haverão outras nos outros centros, que ainda estão sendo planejadas.

    ResponderExcluir